quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Apenas gestos

Ele apenas pede com um gesto a minha mochila, que por sinal estava muito pesada, digo obrigada, mas ele apenas vira a cabeça. Começo a olhar pela janela distraída, até que quando dou por mim, chego ao terminal, e até que enfim consigo sentar, no lugar da moça que estava do lado do garoto, mas o engraçado  é que quando pego as coisas, eu agradeço e ele e me ignora mais uma vez, achei estranho. Como? Ele não diz nada? Bom eu não ia começar a puxar assunto com ele do nada, só porque ele não falou: De nada! Então quando as pessoas entravam e saiam ao mesmo tempo dentro daquele coletivo do s no terminal, um menino de aproximadamente 8 a 9 anos reconhece aquele garoto que estava do meu lado, (que por sinal percebo seu uniforme e era de uma escola próxima da minha). Bom eles dialogavam com gestos, logo percebi que um deles era mudo, e como o primeiro a fazer gestos era o garoto que tentava empolgantemente dizer um oi, mas sua voz não encontrava som, ele apenas disse oi com seus gestos. Eles eram amigos, podia-se perceber, mas não pensaria que o garoto do meu lado também era mudo (vi que tudo se encaixava quando ele mostrou ao pequeno garoto seu caderno, que tinha linhas repercutidas de uma só frase), comecei a encaixar os pontos, Ah então foi por isso que ele não conseguia me ouvir: Quem não ouve não fala, assim pensei, não preconceituosamente, admirei toda aquela conversa que eles tinham, aqueles assuntos que só eles entendiam, e que se houvesse alguém naquele coletivo que conseguiria entender, queria que se pronunciasse, eu de alguma forma queria participar daquela conversar, Me senti mal por não entender absolutamente aquela conversa de Gestos, como me senti tão envergonhada, tão imatura, tudo o que possa encaixar neste conceito. Então ele coloca algo em minhas mãos: Eram alguns Filmes de Terror (cai entre nós, não gosto muito, pavor de filmes de terror), e vejo, ele ficava diretamente olhando em meus olhos, como quem ficaria pensando: o que será que ela achou? E eu: como dizer á ele a minha opinião?
Senti-me tão leiga, burra, tudo associado, como falar com essa pessoa? Se a minha linguagem não é o bastante para ele compreender?
Apenas assenti com um sorriso, o meu único modo de dizer alguma coisa, um simples sorriso. E aquele papo durou minutos, até que distraída percebo que o menino me cutuca e aponta o dedo para o garoto do meu lado, eu não entendia e olhava estranhamente para o garoto, e ele dava as suas mãos para que eu segurasse,demorou um pouco para que eu pudesse entender, ele fazia alguns gestos com as mãos, círculos entre as mãos, esse eu pude entender, acho que um dos poucos gestos de Libras que consigo entender, ele no momento estava tentando me paquerar. Pensei: Caracas, puxando assunto pra me paquerar? No mesmo instante eu dou por mim, O que fazer? Eu não posso, nem o conheço, (sem levar pro lado preconceituoso) era tão linda a sua intenção, que me cativou totalmente, mas não o suficiente para que eu pudesse aceitar o seu pedido, agora me preocupava em dizer que não podia, então comecei a dizer não com as mãos, Ele entendeu e fez um gesto (coração partido com as mãos). Só sei que chegava a sua parada e ele apenas deixava o seu lugar e mandou um beijo de longe, e saiu com aquele menino. 
Conhecemos pessoas tão especiais que nos mostram a beleza dos sentimentos em palavras, e o que nos faz ficar tão cegos é apenas não entendermos os sentimentos do outro por nós.

Um comentário: